" A origem natural dos corpos é o movimento, não o repouso."
O termo coreologia tem sido usado para definir o estudo acadêmico, sistemático e metodológico da dança. O termo foi inicialmente apresentado por Rudolf Laban, em 1926, no currículo do seu recém criado Instituto Coreográfico, na Alemanha. Ele afirmava que a coreologia "lida com a lógica e o equilíbrio da dança, é a "teoria das leis dos eventos de dança manifestada numa síntese de experiência espaço temporal - uma espécie de gramática e síntese da linguagem do movimento lidando não só com a forma exterior do movimento mas também com seu conteúdo mental e emocional.
Desta forma, Laban defendeu a prática de um sistema de estudo - minuciosa e coerentemente concebida - que permite analisar, registrar e comunicar dados teóricos e práticos de maneira inteligível, confiável e de fácil interpretação; não só em termos quantitativos, mas também em termos qualitativos.
Alguns aspectos desta metodologia são importantes para o ensino da dança, tais como a intenção e a articulação de 5 elementos principais:
- Partes do corpo (articulações, membros, cabeça, tronco);
- O espaço (variação de níveis, planos, objetos e o uso do espaço);
- As ações ( soltar, inclinar, cair, expandir, recolher, girar, deslocar-se, ficar parado.);
- Dinâmica dos movimentos (descobertas e possibilidades do movimento com relação ao tempo, ao espaço, ao peso e a fluência.);
- Relacionamentos (contato eu, o outro, o grupo - aproximação, distanciamento, entrelaçamento).
Através desta sistematização, é possível àquele que ensina em aula estudar melhor sobre a dança, seu desenvolvimento e a consciência do movimento corporal adquiridos gradualmente por seus aprendizes, de maneira mais eficaz e objetiva.
Através desta sistematização, é possível àquele que ensina em aula estudar melhor sobre a dança, seu desenvolvimento e a consciência do movimento corporal adquiridos gradualmente por seus aprendizes, de maneira mais eficaz e objetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário