Cerca de 40 a 90% das mulheres têm TPM, ou seja, sinais e sintomas que se manifestam dias antes da menstruação e desaparece com ela. Sendo assim, é importante analisar as causas e buscar os mecanismos para aliviar os sintomas desta síndrome.
Sintomas Psicológicos:
- Modificações de humor, baixa autoestima, irritabilidade, ansiedade, sensação de cansaço, ataques de choro, insônia;
Sintomas Físicos:
- Desequilíbrios hormonais, retenção de líquidos e sódio, mastalgia, cefaleia, dor abdominal, inchaço nas pernas, ganho de peso, dentre outros.
Na TPM, há uma queda dos níveis de serotonina - substância produzida pelas células nervosas e que atua no humor da mulher - facilitando assim as mudanças de humor e irritabilidade. Desta forma, com os níveis de serotonina baixos, geralmente a mulher sente compulsão por doces nos dias que antecedem a menstruação, pois o açúcar libera endorfina, uma substância que transmite sensação de bem-estar, mas que facilita a retenção de água no organismo, podendo levar a mulher a engordar e logo após a TPM vir a ficar deprimida.
De acordo com a Drª Mara Diegoli existem três fatores que podem explicar a TPM:
1. Fator Hereditário - mulheres que possuem mães que apresentaram TPM têm mais probabilidades de herdarem esta síndrome;
2. Fator Externo - momento ou fase no qual a mulher está passando influencia de forma significativa na produção de serotonina, podendo aumentar ou diminuir os sintomas da TPM;
3. Fator Endógeno - se refere ao grau de sensibilidade que a mulher pode responder às mudanças hormonais do seu corpo.
Tendo consciência do que acontece com a mulher durante a TPM é possível buscar meios de aliviar os sintomas, dentre eles estão:
- O Autoconhecimento - analisando e registrando os sintomas apresentados da síndrome e anotando as datas da menstruação, é possível que a mulher perceba os momentos de "crise" e se policie mais, procurando controlar suas emoções e decisões;
- Boa Alimentação - evitando neste período consumir cafés, cigarros e doces, a fim de evitar ansiedade, insônia, dor de cabeça e retenção de líquido;
- Praticar uma atividade aeróbica - dançando a mulher ajuda a descarregar a tensão e a ansiedade.
Benefícios da Dança do Ventre:
- Como o próprio nome diz, a dança explora o ventre feminino, já que os movimentos se concentram em quadril, pélvis e abdômen. Internamente, os órgãos femininos também são trabalhados pelos exercícios e com o decorrer da prática, a dança ajuda a regular os hormônios femininos, aliviando a TPM e as cólicas menstruais. Além de:
* Queimar muitas calorias
* Desenvolver a coordenação motora e o eixo de equilíbrio
* Possibilitar um bem-estar com o próprio corpo
* Desenvolver a autoestima de imediato
* Criar um estímulo para dietas saudáveis
* Aliviar o stress do dia-a-dia
Experimente você também e comprove esses benefícios!!!
Aulas com Luh Adira. Local: Odara Spa Urbano em Barueri, há 10 minutos do centro e estação ferro rodoviária. Fones: (11) 4161 6632/ 4161 1965. Agende sua aula experimental, às terças, quintas ou sábados.
Como o próprio nome diz, a dança
explora o ventre feminino, já que os movimentos se concentram em quadril,
pélvis e abdômen. Internamente, os órgãos femininos também são trabalhados
pelos exercícios e com o decorrer da prática, a dança ajuda regular os hormônios
femininos, aliviando as cólicas menstruais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário